quinta-feira, 9 de junho de 2011

SOBRE O ENCONTRO




O  EREGEO-SE (Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Sudeste) , é um encontro de estudantes, pensado por e para os estudantes, para que as diferentes escolas de geografia da região sudeste possam compartilhar suas experiências, conhecimentos e produção científica, bem como discutir e posicionar-se quanto aos temas que permeam a ciência geográfica e que estão em discussão na sociedade. Um espaço de organização do movimento estudantil, de partilha e de confraternização entre as escolas de geografia da região sudeste do país.


                         Neste encontro vários estudantes de geografia das escolas do sudeste do país, firmam o compromisso de batalhar para a construção de um encontro que sirva como espaço de troca de idéias, com ações políticas e acadêmicas entre os estudantes. Participam da organização deste encontro diversas escolas de geografia da região sudeste, representadas por centros acadêmicos e estudantes independentes. Cada qual com sua contribuição ao longo da construção deste encontro nos conselhos regionais.




TEMA 2011: Movimentos Sociais e Educação: a quem serve a geografia?”

Ementa:
A educação não muda a sociedade,
a educação muda o homem.
O homem muda a sociedade”
(Paulo Freire)

Nos últimos anos, os movimentos sociais que representam as classes sociais excluídas foram estrategicamente submetidos pelo estado e os poderes persuasivos da mídia a sofrerem um processo de criminalização. Desta forma, a educação vem a ser uma das principais alternativas e “instrumento” para a emancipação destes grupos marginalizados. Porém, a educação de forma geral, passou a ser precarizada por políticas educacionais que vazaram somente o sucateamento do ensino básico, criação de cursos técnicos e superiores que atendem aos interesses do capital privado, reproduzindo assim, a organização do trabalho e a reprodução das classes dominantes. Esperamos neste XVI EREGEO-SE refletir sobre essas questões e como a ciência geográfica pode contribuir para com esta complexa realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário